Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

Segundo dados do Centro de Valorização à Vida (CVV) a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.

Nove em cada 10 mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: o Dia D do mês que celebra e reforça a importância do tema: o setembro amarelo.

As secretarias municipais de Assistência Social e Saúde de Presidente Médici realizaram ontem(10), uma caminhada por ruas do Centro da cidade com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre a importância de discutir o assunto e conhecer as medidas preventivas e de tratamento. Durante o trajeto, os profissionais da área abordaram as pessoas, entregando panfletos e orientando sobre a importância de falar sobre o tema.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, a caminhada contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Presidente Médici, Vereadora Todinha, do Secretário Municipal de Saúde, Sargento Rubi, além de integrantes das duas pastas e representantes da comunidade. O movimento também contou com o apoio da Polícia Militar e do DETRAN local.

O suicídio é a segunda maior causa de mortes no mundo de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Só perde para acidentes.