Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

Por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Presidente Médici e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) a Administração municipal inaugurou ontem (19), a Primeira Unidade de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano – Salta-Z. A comunidade beneficiada foi a Agrovila 3, no Assentamento Chico Mendes.

A Prefeitura de Presidente Médici, através da Secretaria de Planejamento, desenvolveu toda a construção da obra, como aquisição dos filtros, caixa d’água e outros elementos, enquanto que a Funasa elaborou o projeto para execução da obra.

A SALTA-Z proporciona não apenas acesso à água de qualidade, mas também o empoderamento e a conscientização das pessoas quanto às responsabilidades social e coletiva, mobilizando cidadãos e compartilhando saberes, construindo compromissos e um ambiente saudável para toda a comunidade.

A SALTA-Z utiliza processo convencional para tratar a água, por meio de uma estrutura física simplificada, e fazendo uso de filtro e dosadores de características artesanais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, bilhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável e saneamento, resultando em perdas humanas desnecessárias e evitáveis, com diferentes impactos na educação e no desenvolvimento socioeconômico.

Em Presidente Médici, mais de 300 famílias daquela localidade serão beneficiadas com o projeto. Além da distribuição de água para as famílias, a escola Florestan Fernandes, do assentamento Chico Mendes, também foi beneficiada com água de qualidade.

Após testes feitos para verificar o Potencial Hidrogênico da água (pH) foi constatado um aumento considerável na água daquela localidade. Antes do Salta-Z, o nível do pH da comunidade do Assentamento Chico Mendes, estava abaixo de 5, que é considerado médio, após a instalação da unidade, os técnicos verificaram um aumento de quase 3% no nível da água, onde passou de 5, para 7,91%, que é considerável alcalino elevado, ideal para o consumo. 

O pH da água que ingerimos, faz muita diferença quando se fala em saúde, além de hidratação, a água com um pH elevado, trás muitos benefícios para a nossa  vida. Para o nosso corpo é muito importante que os líquidos que ingerimos sejam alcalinos e ricos em minerais. O nosso corpo, quando gera energia, consome elétrons, gerando um resíduo ácido (excesso de prótons H+). O nosso corpo precisa eliminar este excesso de ácido.

Estiveram presentes na inauguração do projeto, o prefeito Edilson Alencar; o superintendente Estadual da Funasa, Célio Lopes; técnicos da Funasa, a Presidente da Câmara de Vereadores do município, Vereadora Todinha, Vereadores Toin da Máquina, Zezinho do Estrela e Mario Cezar, além de pais dos alunos da escola Florestan Fernandes e membros da comunidade, todos em estado de completa felicidade pela entrega da obra de alcance social e de saúde para aquela localidade .