Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

O Prefeito do Município de Presidente Médici assinou ontem o Decreto 025/2020, que estabelece medidas de prevenção sobre o novo Coronavírus – COVID 2019, no âmbito municipal. Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, e obedecendo também ao Decreto do Governo do Estado de Rondônia, o chefe do Executivo Municipal aplicou algumas medidas que visam coibir a propagação do vírus, assim como outras cidades do Estado vêm fazendo, e o próprio Governo de Rondônia, que acaba de decretar Situação de Emergência pelos próximos seis meses. • Suspensão das aulas em todos os estabelecimentos públicos no território municipal por 15 dias, a partir do dia 17 de março;• Suspensão das atividades da Associação dos Jovens da Terceira Idade por 15 dias;• Suspensão das atividades físicas, artísticas, culturais e afins desenvolvidos pelas secretarias do município por 15 dias;• Suspensão da liberação de alvarás para a realização de eventos de qualquer natureza em que haja aglomerações de pessoas em recinto aberto ou fechado;• Recomendado que as reuniões de grupos de trabalhos e comissões deverão restringir-se às indispensáveis, preferindo que aconteçam por meio eletrônico/videoconferência;• As pessoas que chegaram de viagem internacional ou de outros Estados que tenham casos confirmados de Coronavírus, que informe as autoridades de saúde através do número 192;• Bares e restaurantes deverão observar a organização de mesas com distância de no mínimo 2(dois) metros entre elas, e disponibilizar álcool 70% em local de fácil acesso; O Prefeito Edilson Alencar se solidariza com a situação que o mundo está passando e pede para que as pessoas respeitem as medidas de emergência colocadas pela OMS, pelo Governo do Estado e pela Administração Municipal.  O Decreto pode ser acessado na íntegra pelo Portal da Transparência da Prefeitura. 

O que é o coronavírus?

Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus que tem uma estrutura em formato de coroa, conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro. 

Como é a transmissão?

Por meio de três formas: • Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;• Por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosas do olho, nariz e boca por meio de beijos e abraços;• Por meio do contato de superfícies contaminadas, quando essas gotículas com o vírus ficam depositadas em locais como um corrimão ou uma maçaneta, e depois entram em contato com mucosas do olho, nariz e boca.

 Quais são os sintomas da doença causada por coronavírus?

Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já apresentam outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal. 

Como prevenir o coronavírus?

Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Além disso, é preciso limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.