Notícias
Presidente Médici ultrapassa média nacional do Bolsa Família, nota

Presidente Médici ultrapassa média nacional do Bolsa Família, nota

Compartilhe no:

Informações obtidas junto ao site do Ministério de Desenvolvimento Social apontam que a Prefeitura de Presidente Médici, através da Secretaria de Assistência Social (SEMA) atingiu 89% da meta estipulada para o país pelo Governo Federal, em relação ao Bolsa Família para a primeira vigência de 2019, calculada em 86%. A meta local era de 74%. O município conta com 4623 cidadãos inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) sendo 1.777 deles beneficiados pelo Bolsa Família.

Dados disponibilizados pelo site apontam que a média nacional para atualização cadastral é de 0,86% e Presidente Médici alcançou 0,89%. A Condicionalidade de Educação (presença dos filhos na escola entre os participantes do programa) atingiu 0,95% contra 0,94% e a Condicionalidade na Saúde (acompanhamento como verificação de peso, altura, análise do estado nutricional, vacinação, entre outros) que chegou a 0,83% contra a média nacional de 0,77%.

De acordo com a coordenadora do Bolsa Família em Presidente Médici, a assistente social Joismara de Almeida Fazio, o sucesso dos dados obtidos pelo programa no município são fruto do acompanhamento diuturno da equipe (composta pela profissional e mais três técnicas) em conjunto com as secretarias de Assistência Social e de Saúde, extremamente presentes entre as famílias beneficiadas. “Conseguimos criar uma estrutura onde todos os beneficiados integram um grande família, e assim temos a oportunidade de estar presente em todas as etapas e cobrar atitudes quando necessário para que nossos índices sempre sejam mantidos ou ampliados, como aconteceu nesta última medição”, explica.

Confira quem tem direito ao Bolsa Família 2019

Toda família brasileira que se encontre em situação de pobreza ou de extrema pobreza, e que consiga comprovar tal condição, terá direito ao Programa Bolsa Família, sendo que alguns requisitos deverão ser respeitados para a liberação de acesso ao benefício.

Confira abaixo quem tem direito ao Bolsa Família:

01. Famílias em condição de pobreza deverão apresentar renda familiar mensal por pessoa de 85,01 até 170 reais, e famílias em condição de extrema pobreza deverão apresentar renda familiar mensal por pessoa de até 189 reais.

02. Famílias que tiverem crianças e adolescentes de até 15 anos de idade deverão comprovar uma frequência escolar de no mínimo 85% nas aulas, ao passo que famílias que tiverem jovens entre 16 e 17 anos entre seus membros deverão comprovar uma frequência escolar de no mínimo 75%.

03. Crianças e adolescentes deverão ter carteiras de vacinação em dia, especialmente no que tange às vacinas consideradas obrigatórias.

04. Famílias com crianças de 0 a 7 anos de idade deverão apresentar acompanhamento médico para garantir que seu desenvolvimento e que seu crescimento sejam os melhores possíveis.

05. Mulheres gestantes deverão fazer o pré-natal corretamente e mulheres entre 14 e 44 anos que amamentem deverão passar por acompanhamento médico, e por fim, deverão todas as crianças membros destas famílias abandonarem quaisquer tipos de trabalhos infantis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo