Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

Nossa História

O município de Presidente Médici localiza-se no interior do Estado de Rondônia. Suas terras originariamente foram feitas para migrantes oriundos das regiões centro e sul do país, que aí se estabeleceram a partir de 1970, contra a vontade do senhor José Milton de Andrade Rios, que tinha como invasores das terras que considerava ser de sua propriedade. terras foram adquiridas pelo senhor José Milton do senhor Luiz Mário Pereira de Almeida, como parte integrante da fazenda Presidente Hermes, localizada entre os igarapés Preto e Leitão.

Demografia

Os primeiros colonos ao local chegaram na margem da BR-364, na década de 1960, e instalaram-se em apenas quatros no meio do lamaçal, dando-lhe o nome de Trinta e Três, por distar 33 da Vila de Rondônia, atual cidade de Ji-Paraná. Seus moradores, todos os moradores, portanto, de alguma forma os motoristas e passageiros dos ônibus que ficavam retidos em um atoleiro conhecido por Muqui, próximo nas proximidades do rio com este nome.

O lugarejo cresceu em número de habitantes e casas com a chegada de novos colonos que nele se estabeleceram, apesar de terem tentado buscar um posse de terras rurais. No primeiro semestre de 1972, sua população aatingia de 800 habitantes e os ônibus que ligavam semestralmente Cu mais de parada no local, agora com aspecto de Vila e com dois nomes (Nova Jerusalém e Nova Canaã), ostentados em placas Diferenciados pelos líderes de cada grupo de agricultores em frente de suas casas destacadas

À estagnação econômica e devido à falta de investimentos, houve evasão populacional a partir do início dos anos 2000. A falta de empregos e de mais opções de cursos superiores tem afugentado os jovens, que há outras cidades para e estudar.

Emancipações

Em 1º lugar para a última eleição da última eleição72, os colonos foram lançados para a eleição da última eleição para um único nome, sendo lançados para a votação Get dois supracitados e maisúlio Vargas, e escolhidos do Norte, Cruzeiro do Sul, tendo sido escolhidos pelo Cruzeiro do Sul. Tal nome foi oficializado em 1973, ocasião em que o local foi elevado à categoria de subdistrito pelo Coronel do Exército Theodorico Gahiva, na época Governador do Território Federal de Rondônia. Rondônia somente foi superior à categoria de Estado Federado em 20/12/1981, tendo o governo estadual sido instalado em 04/01/1982.

Em decorrência de seu desenvolvimento socioeconômico, o distrito de Presidente Médici foi elevado a um município em 1981. O nome “Presidente Médici” é uma homenagem ao então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici (1969/1974).

A população do Município segundo o IBGE 2019 é de: 19.986 habitantes.

Vilas e Distritos

A projeção da população rural (em 2016) é de aproximadamente 9 606 habitantes.

Como vilas e Distritos (seus aglomerados urbanos): Estrela de Rondônia (502 habitantes), Novo Riachuelo (430 habitantes), Bandeira Branca (349 habitantes), Santo Antônio (278 habitantes) e Vila Camargo (92 habitantes).