Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

Na próxima segunda-feira (25), o Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, em Presidente Médici, voltará a estar  de portas abertas para a população, após passar por uma completa reforma que teve início no segundo semestre de 2018. A estrutura recebeu novo telhado, nova rede elétrica, novos equipamentos laboratoriais, novos ares condicionados, e está recebendo nova mobília. Foram investidos mais de R$ 156 mil reais, graças a uma parceria público privada, recebidos da empresa IE – MADEIRA, que é a responsável pela interligação das usinas do Rio Madeira, e faz o repasse pela guarda dos objetos arqueológicos que são encontrados.

O Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia foi criado em Presidente Médici há mais de 10 anos e seus trabalhos são voltados ao trabalho de guarda e conservação de material arqueológico de vários cantos do Estado abrigado pelo museu, além da educação patrimonial realizada com as escolas do Estado em todos os níveis de ensino e pesquisa arqueológica.

O Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia desenvolve seu trabalho de forma independente ou com parcerias entre outras instituições de pesquisa e ensino, tais como: cadastramento, mapeamento, diagnóstico e laudos arqueológicos, além da exposição de peças históricas, que representam a história e a cultura da nossa região.

Presidente Médici detém o único museu arqueológico do Estado de Rondônia, com um acervo que se aproxima de 300 mil peças, como fragmentos de cerâmica e carvão com mais de 7 mil anos de existência encontrados na região do Alto Machado.

Nosso município conta com mais de 100 sítios arqueológicos, entre arte rupestres e sítios cerâmicos. Na Região centro sul de Rondônia, que é a região onde o Centro de Pesquisas e o Museu tem maior atuação, são totalizados mais de 200 sítios registrados.

A inauguração Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, acontece na próxima segunda-feira (25), às 08:00 horas, localizado na Av. Tiradentes, 2064, Bairro Lino Alves Teixeira.

O Centro de Pesquisas e o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, é coordenado pela professora Maria Coimbra que é historiadora e arqueóloga há mais de 20 anos.  Irá funcionar de segunda à sexta, das 07:30 às 13:30h. Para agendamentos consultar através do fone: (69) 3471-2892.