Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

A unidade móvel do Hospital do Amor chega a Presidente Médici no final deste mês, e com isso as mulheres do município, com idade entre 40 e 49 anos, poderão realizar exames de prevenção ao câncer de mama gratuitamente. A expectativa é de que seja prestado atendimento a 210 cidadãs que figuram como público alvo da campanha.


A carreta ficará em Presidente Médici entre os dias 30 de março e 3 de Abril, e permanecerá instalada em frente a Secretaria Municipal de Saúde, que fica localizada na Rua Independência esquina Avenida Porto Velho.
O Público Alvo da realização da ação são mulheres com idade entre 40 a 49 anos, essa faixa etária corresponde a quem deve realizar o exame todos os anos. Mulheres com idade entre 50 a 69 anos, devem realizar o exame de mamografia a cada dois anos. Portanto, se você está nessa faixa etária e não realizou o exame no ano passado, também deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima a você e se cadastrar. Moradoras do Centro e bairro Lino Alves Teixeira deverão se dirigir à Unidade Fátima Bonfim.

Cadastro


As mulheres interessadas devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou na Secretaria Municipal de Saúde até o dia 15/03, com cópia do Rg, Cpf, Cartão do SUS e Comprovante de Residência e realizar o cadastramento para a realização do exame.


A Doença


Com cerca de 60 mil novos casos por ano no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Mas o diagnóstico não é o fim, as chances de cura chegam a 95% dos casos quando o tumor é detectado no início.


A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), a mais recente disponível no Brasil, aponta que 3,8 milhões de mulheres de 50 a 69 anos nunca realizaram mamografia, o que corresponde a 18,4% da população feminina nessa faixa etária. O maior índice entre as grandes regiões fica no Norte (37,8%), contra 11,9% do Sudeste, que tem a menor taxa.


Sinais de câncer e mama


A característica mais comum da doença é o surgimento de um nódulo nas mamas ou axilas geralmente indolor. Além disso, o paciente pode apresentar outros sinais menos frequentes; veja abaixo:
 
Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)
Edema (inchaço) da pele
Eritema (vermelhidão) na pele
Inversão do mamilo
Assimetria das mamas
Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
Secreção pelos mamilos
Inchaço do braço
Dor na mama ou mamilo
 
Como reduzir o risco do câncer de mama


A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função dos múltiplos fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis, mas além de realizar exames preventivos com frequência, a adoção de alguns hábitos de vida saudável pode diminuir o risco; são eles:


Manter uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura;
Praticar atividades físicas regulares, pelo menos por 1 hora, 3 dias por semana;
Evitar sobrepeso;
Evitar fumar;
Quando amamentar, fazê-lo pelo maior número de meses possível;
Evitar ingestão alcoólica excessiva, mais de três drinques de alto teor alcoólico por dia.


De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.


Ainda de acordo com um levantamento feito por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, 12% das mortes causadas pela doença no Brasil poderiam ser evitadas caso as mulheres praticassem atividades físicas regularmente.