Atendimento 07:30h às 13:30h

(69) 3471-2551

imprensa@presidentemedici.ro.gov.br

Av. São João Batista, 1613 - Centro, Pres. Médici - RO

A prefeitura de Presidente Médici, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando teste rápido de antígeno em todo município. O teste de antígeno em massa é uma estratégia da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, em parceria com o Governo de Rondônia e Municípios através do COSEMS. 

Presidente Médici recebeu 800 testes de antígeno para ser realizado em diversos lugares do município, para que se conheça um maior número de pessoas infectadas em tempo oportuno para fazer o isolamento. O teste de antígeno é rápido e indolor, capaz de detectar a proteína do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.  Existem outros tipos de testes para COVID-19, mas o teste de antígeno é o mais rápido em relação aos demais.

Nesta terça-feira (2) o teste está acontecendo na vila Bandeira Branca, seguido pelos demais territórios de Atenção Primária à Saúde. Na próxima quarta-feira (3) o teste será realizado no distrito de Estrela de Rondônia, na quinta-feira (4) segue para o setor Vila  Camargo  e na segunda-feira (8) os testes serão realizados no Novo Riachuelo. 

Para o secretário de saúde, Rubi Costa, o teste de antígeno irá contribuir muito nessa nova fase da doença.“Estamos vivendo uma nova fase do coronavírus. Uma fase mais forte e que vem preocupando as autoridades de modo geral. Queremos saber quantas pessoas estão contaminadas para poder ajudar a conter a proliferação do vírus. Com a utilização dos testes de Antígeno conseguiremos saber essas informações e de forma mais rápida que o comum “, declarou.