TIXA TIXA: PROJETO MUSICAL É IMPLANTADO NA REDE MUNICIPAL E ATENDERÁ 1,5 MIL ALUNOS

O prefeito Edilson Alencar e o deputado estadual Laerte Gomes participaram, na última quinta-feira, do encontro de Formação de Professores da Rede Municipal no Projeto Quero Brincar e Tixa Tixa, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação através de emenda obtida pelo parlamentar no valor de R$ 302 mil com contrapartida de R$ 16 mil da Administração Municipal.  O encontro começou na quarta-feira, onde o prefeito comandou a cerimônia de abertura, e prosseguiu até sexta-feira , no Centro Cultural.  O projeto abrangerá desde todas as pré-escolas até o quinto ano da rede municipal de ensino já a partir dos próximos dias.

No total, mais de 1,5 mil alunos serão beneficiados com a ação do deputado que, desde o início da atual gestão, apadrinhou a Administração Edilson Alencar e tem atuado diuturnamente ao lado do Chefe do Executivo para trazer melhorias para a cidade. Além dos professores que participaram da formação, diretores e coordenadores, o evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, José Olegário da Silva; a coordenadora regional de Educação de Ji Paraná, professora Rosângela Aparecida Marum Cândido; o presidente da Câmara de Vereadores, Zezinho da Estrela e os vereadores Amaurilho, Toin da Máquina, Brito, Jaderson e Zé do Tomé; o vice prefeito José Ribeiro; o ex-prefeito Gilson Borges; o ex deputado Euclides Maciel e as professoras Haydee Seeling Gorosito e Fernanda Gorosito, criadoras do projeto. O grupo de Musicalização dos Alunos da EMEF Professor Luiz Capilla, coordenados pelo professor Wander deram um show a parte nas manhãs do encontro, cantando músicas que foram sucesso nas décadas de 80, 90 e folclóricas, levando toda a plateia a interagir.

A coleção Tixa Tixa – Uma Lagartixa no Mundo Musical é uma coleção didática composta de cinco volumes, sendo um livro do aluno para cada ano do ensino fundamental, e livro do professor acompanhado de CD, que esclarece e exemplifica as atividades musicais propostas em sala de aula.  A coleção aborda a educação musical como uma vivência lúdica, enriquecedora e imprescindível ao desenvolvimento infantil, considerando o ato educativo como um ato formador, construtivo e transformador, no qual o conhecimento seja uma experiência afetiva que promova o ser humano em sua totalidade, tornando os indivíduos capazes de ter uma vida plena em seus aspectos materiais, sociais e espirituais.

Importa enfatizar que esta coleção não é uma cartilha ou um manual musical, mas um livro de atividades que sugere algumas possibilidades de trabalhar a música no ensino fundamental. Não há a pretensão de esgotar o assunto, nem o delimitar.

O MATERIAL  FOI ELABORADO PARA:

– Dar suporte aos professores no processo de ensino e aprendizagem musical;

– Inserir a música de forma lúdica na rotina escolar, visando a sensibilidade e conscientização

musical do aluno;

– Promover o desenvolvimento integral do aluno em consonância à atual legislação educacional brasileira, que estabelece a obrigatoriedade da disciplina de música no ensino fundamental e médio (Lei nº 11.769).

“Estamos extremamente empolgados em implantar o projeto em nossa rede municipal a fim de oferecer novas e modernas metodologias de ensino aos nossos alunos e assim ampliar seu leque de aprendizado. Acreditamos que a verba estará a nossa disposição em pouco mais de um mês e assim já iremos capacitar nossos professores para que, ano que vem, darmos início ao Tixa Tixa no começo do ano letivo. Mais uma vez temos muito o que agradecer ao nosso amigo de todas as horas, o deputado Laerte Gomes”, comemoraram o prefeito Edilson Alencar e o secretário de Educação, professor Olegário da Silva.

O deputado estadual liberou recursos para que o projeto fosse implantado em quatro municípios e Presidente Médici foi o primeiro deles a colocar o programa em ação. ”Muito mais que  uma nova atividade, a música trabalha a sociabilidade e a interação entre as crianças, auxiliando-as a tornarem-se ainda mais integradas ao processo escolar e ao cotidiano, principalmente aquelas mais tímidas. É uma grande conquista”, comemorou o prefeito Edilson Alencar.