ADMINISTRAÇÃO FAZ BALANÇO DO PRIMEIRO ANO E MEIO DE GOVERNO E CELEBRA CONQUISTAS

Ao longo do primeiro um ano e meio da atual administração municipal, a população de Presidente Médici pôde acompanhar uma série de mudanças e conquistas que começaram a mudar, na prática, a qualidade de vida da comunidade. Logo de cara, os mil e quatrocentos quilômetros de estradas vicinais da zona rural foram completamente recuperadas, ampliadas e muitos trechos ganharam nova infraestrutura, com a instalação de tubos ármicos, de concreto e substituição de pontes. As chuvas chegaram e praticamente todo o serviço realizado foi, literalmente, “por água abaixo”. No entanto, como nunca faltou força de trabalho e amor ao município e sua gente, as obras foram retomadas imediatamente após as chuvas e hoje a população já pode averiguar, em tempo recorde, a recuperação de mais de 300 km de vias com patrolamento, na região do DISTRITO DE ESTRELA DE RONDÔNIA, linhas 136, 132, 124,126, e todos os travessões que a interligam.

“Todos os dias eu faço a mesma afirmação: contra fatos não há argumentos e não existe melhor forma de respondermos às criticas e reivindicações feitas pela sociedade que com trabalho. Alguns cidadãos recorrem às  redes sociais com frequência e faz uma série de críticas ao governo, muitas delas cruéis e até com fundo político, cobrando serviços e melhorias que há anos foram relegados no município e que  dizem ser nossa obrigação resolver do dia para a noite. Isso é desumano e impossível. Há anos foi adquirida uma fábrica de bloquetes que nunca foi, sequer, colocada em funcionamento. Instalamos a unidade e temos realizado operações tapa buracos em diversos pontos da cidade com material confeccionado pela Secretaria de Obras da Prefeitura, inclusive ao longo da Rua 30 de junho, nos dois sentidos, e que é de obrigação do DNIT, isso sem contar as dezenas de trechos de ruas que pavimentamos em vários pontos da zona urbana e que aumentaram a vida útil dessas vias além de trazer mais segurança a seus usuários, explica o prefeito Edilson Alencar.

Obras executadas, em execução e em fase de licitação

Neste primeiro ano e meio de governo, a Administração Municipal já conseguiu grandes avanços, finalizando obras até então paralisadas como a construção da garagem da APAE; ampliação da APAE; construção da UBS da Rua Independência (Bairro Hernandes Gonçalves); construção do Feirão do Produtor; reforma do vestiário do Estádio Municipal; reforma do Ginásio de Esportes; construção do centro de Apoio ao Turista; conclusão da construção da sede administrativa da Prefeitura.

Em fase de execução, a Administração contabiliza a reforma da UBS do Bandeira Branca; construção do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS); iluminação do Parque de Exposição e conclusão do Skate Park.

Em fase de licitação para início em breve, a construção do prédio da Polícia Mirim; conclusão da construção da ampliação do hospital (lavanderia), reforma do hospital; conclusão da quadra coberta da escola Rio São Francisco;  construção de palco, arena, iluminação e conclusão da arquibancada do Parque de Exposições; conclusão da construção da UBS da Mulher; da UBS Lino Alves Teixeira e UBS do Loteamento.

A Secretaria Municipal de Saúde comemora a melhoria da infraestrutura do centro cirúrgico do hospital, aquisição de aparelho de Raio X; aquisição de ambulâncias tornando mais ágil e seguro o transporte de pacientes e que até então era extremamente precário, a realização de ações preventivas que tem alcançado todos os setores da comunidade, e até reconhecimento da Funasa, levando a pasta a ganhar um veículo por seu desempenho no Estado, entre outras ações.

Na Educação, temos a pintura das escolas da rede municipal de ensino, implantação de novos projetos educacionais (como o Tixa Tixa, levando o ensino de música para maior interação e sociabilidade entre os alunos), implantação de um parquinho de diversões próximo ao Centro Cultural, realização de eventos culturais como o 7 de Setembro, a parceria com a UNIR e com o IFRO, possibilitando o acesso ao ensino superior para dezenas de estudantes e por aí vai.

No setor de Esportes os atletas voltaram a contar com o ginásio municipal, há mais de dois anos fechado e com isso voltar a se reunir em torno de diversas práticas esportivas; realização de torneios de futebol de campo, futebol de salão e já partimos ara a segunda edição dos jogos comunitários nesta administração.

Assistência Social de Presidente Médici tem conseguido reconhecimento federal cotidianamente com a implantação de programas que estão modificando, na prática, o cotidiano de famílias com baixo poder aquisitivo, isso sem contar as variadas oficinas como ecodesign com pneus, derivados do leite; bolos e doces, artesanato em madeira, pintura e outros tantos que visam agregar valor à economia das famílias que participam do aprendizado.

Aquisição de máquinas e implementos agrícolas; distribuição de mais de 80 mil  mudas de café clonal para os produtores, realização de eventos que promovam os pequenos produtores rurais são somente algumas das ações promovidas até o momento pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Reforma Administrativa promovida pelas secretarias de Administração e Fazendapromoveu uma modernização no sistema interno e de atendimento de serviços ao público: foi realizado um recadastramento dos servidores efetivos com o objetivo de tornar mais eficiente e agil o acesso aos dados do quadro, confirmando a lotação dos servidores, com como identificando funcionários afastados ou cedidos a outros municípios; reorganização a atualização da folha de pagmento; atualização do quadro tributário, atualização da planta genérica do IPTU e ITBI;nova lei do ISSQN e através dessas ações foram possíveis algumas conquistas, entre elas a iluminação quase que completa de toda a zona urbana

“Temos realizado muitas ações em todas as pastas de nossa Administração, mesmo com os recursos escassos oriundos dos impostos  como IPTU, IPVA ( cuja média de recebimento tem sido em torno de 60%), ITBI e ISSQN e a crise que se avizinha com a queda da arrecadação do ICMS. Felizmente, temos sido agraciados com a cooperação e amizade de diversos deputados estaduais, federais e senadores que, constantemente, vêm enviando verbas para Presidente Médici possibilitando a implantação de programas, realizando melhorias e obras que estão nos permitindo honrar nosso Plano de Governo e realizar ainda mais que prevemos. E podem ter certeza de uma coisa: o que iniciarmos em nosso governo haveremos de finalizá-lo dentro de nosso mandato”, celebra o prefeito Edilson Alencar.