Arquivo do dia: 12 de novembro de 2018

PRESIDENTE MÉDICI: Aluna da rede municipal de ensino é uma das 10 vencedoras do Concurso de Desenho para o Documento Curricular da Educação Infantil no Estado de Rondônia

O desenho da aluna Jaqueline Mendonça Gonçalves – Pré II da EMEI Primeiros Traços – foi selecionado para compor os materiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2019, documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica em nosso país. A ilustração criada pela estudante de apenas cinco anos integrou o concurso de desenho produzidos pelos alunos da etapa da Educação Infantil , intitulado “Ser criança é Legal”, no estado de Rondônia, com o objetivo de selecionar os 10 melhores desenhos para compor o Documento Curricular da Educação Infantil em nível estadual.

Após a aprovação da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação, as redes de ensino começaram a preparar seus processos de planejamento e implementação, que serão cruciais para que a BNCC cumpra o seu papel de promover mais qualidade e equidade na aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, é fundamental, agora, que todas as redes do país sejam as protagonistas dessa etapa de implementação. O estado de Rondônia está organizando o trabalho para e produção de um documento que tenha como referência as aprendizagens pautadas pela BNCC, que preserve, revele e valorize a identidade e diversidade de cada localidade ou região e que seja apropriado pelos educadores como um documento orientador da sua prática. Diante deste trabalho a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais) lançou o Concurso de Desenho produzidos pelos alunos da etapa da Educação Infantil “Ser criança é Legal” no estado de Rondônia, selecionando os 10 melhores desenhos para compor o Documento Curricular da Educação Infantil no Estado de Rondônia.

O programa para a elaboração deste documento no município de Presidente Médici está sob a coordenação da professora Sirlene Fernandes Cangussu Arruda, que tem orientado e incentivado os trabalhos na rede municipal. Jaqueline é aluna da professora Marizete da Silva Almeida e na visita ao gabinete para mostrar seu desenho campeão estava acompanhada da mãe, Silvane Mendonça, visivelmente emocionada; da diretora da EMEI, Maria do Rosário Gomes, da supervisora Vaudeneide Rodrigues de Lima e da orientadora Rosana Dalva Ferreira Queiroz.” Todas as unidades de nossa rede municipal têm relaizado projetos de excelência com nossos alunos, objetivando oferecer-lhes uma educação moderna, ampla e qualitativa. E os resultados podem ser vistos, como aconteceu com a Jaqueline”, comemora o secretário José Olégario da Silva.

(Wilson Guedes)